1982
AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DO ALUNO DE ENGENHARIA COM RELAÇÃO AOS PRINCIPAIS TEOREMAS E MÉTODOS DE ANÁLISE DE CIRCUITOS ELÉTRICOS;
BRUNO RICARDO DE ALMEIDA, JESSICA SANTOS GUIMAR?ES, ?TILA GIR?O DE OLIVEIRA, DANIEL REBOU?AS JAGUARIBE, MAURO CEZAR PEREIRA PAZ FILHO;
COBENGE19
[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[91] 03.3. Avaliação de ensino e aprendizagem
Sabendo-se da grande importância do desenvolvimento da competência de se saber analisar e projetar circuitos elétricos nos cursos de engenharia que envolvem eletricidade (como Eng. Elétrica, Eng. Eletrônica, Eng. de Controle e Automação, entre outras), este artigo tem realiza um estudo que busca identificar as dificuldades encontradas pelos alunos em aplicar os principais teoremas e métodos de análise de circuitos. Como objetivo secundário, busca-se detectar uma relação entre os tipos de circuitos elétricos e a escolha dos teoremas e métodos mais adequados para resolução dos mesmos. Para tal, são propostos três circuitos com diferentes características os quais os alunos das disciplinas de Circuitos Elétricos e Análise de Circuitos são convidados a resolver de três maneiras distintas e posteriormente responder um questionário que viabiliza a identificação de uma possível relação entre a escolha, que priorize uma resolução mais rápida e com menor esforço matemático ou computacional, de um teorema ou método com o tipo de circuito o qual conta com a presença de determinados tipos de fontes. Resultado sobre a percepção dos alunos são apresentados e discutido ao final, onde são apresentadas as hipóteses formuladas pelos autores.
Métodos de Análise de Circuitos. Teoremas de Circuitos. Leis de Kirchhoff.