1967
APRENDIZAGEM COOPERATIVA E JIGSAW: UMA NOVA PROPOSTA DE ENSINO PARA A ENGENHARIA DE PRODUÇÃO;
JOS? RODRIGUES DE FARIAS FILHO;
COBENGE19
[35] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia
[126] 13.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral
Este artigo tem o objetivo de apresentar uma dinâmica desenvolvida para aplicação no curso de Engenharia de Produção, por meio da lógica de aprendizagem cooperativa associada ao método Jigsaw, visando à redução de conflitos entre os estudantes, bem como promover maior interação entre eles, assegurando sua permanência e contribuindo para seu sucesso acadêmico. Nesse sentido, foram desenvolvidas 12 atividades que deverão ocorrer no período de três dias, de forma que os estudantes serão divididos em Grupos de Base e Grupos de Peritos para que, em conjunto e assumindo diferentes papéis - definidos pelos componentes do grupo -, investiguem um determinado setor de análise, considerando as especialidades que compõem o Modelo de Análise Estratégica, com vistas a combater os efeitos prejudiciais do óbice estratégico a partir da validação de soluções viáveis que assegurem o sucesso do empreendimento. Em todo esse processo, o professor atua como um colaborador, direcionando o aprendizado e apresentando a lógica de aprendizagem colaborativa. Por fim, deverão realizar uma avaliação individual e coletiva das atividades, para que todos possam compartilhar suas experiências e perspectivas a respeito de si mesmo e de todos os colegas. Acredita-se que a aplicação dessas atividades irá contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes de engenharia, haja vista o incentivo ao diálogo, à tomada de decisões e a conscientização do impacto de suas ações na sociedade.
Jigsaw. Aprendizagem. Ensino. Engenharia.