1942
A INFLUÊNCIA DO CURSO DE MATEMÁTICA BÁSICA E DOS DOCENTES NO ÍNDICE DE REPROVAÇÃO DA DISCIPLINA DE CÁLCULO INTEGRAL E DIFERENCIAL 1.;
LUCIANA C?SSIA LIMA DA SILVA, JOS? ROBERTO DE SOUZA CAVALCANTI, EDUARDO COUTO DINARTE, MARIA IRENE MAR?AL DE MOURA, J?LIA MAIA BATISTA;
COBENGE19
[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem
A transição Escola - Universidade provoca um grande impacto na vida do estudante ingressante. Devido à mudança de estrutura escolar e também de maior independência adquirida, muitos se encontram perdidos e até despreparados para os primeiros períodos do curso. Dessa forma, somado ao fato da base matemática não ser a mesma para todos, gerando impasses, em cadeiras como Cálculo 1, o primeiro período pode se tornar fator decisivo para a continuação do aluno na Universidade. Por isso a importância da aprendizagem legítima, abordando os conteúdos com técnicas mais eficazes que contextualizem e facilitem o entendimento do estudante. O Curso de Matemática Básica contribui de forma a relembrar e reforçar assuntos vistos no Ensino Fundamental e Médio, gerando maior preparo e confiança para fins matemáticos, contudo a relação de maior magnitude para um desempenho satisfatório na Universidade é a do professor - aluno. Além do contato constante, os assuntos abordados durante todo o semestre serão o princípio para o seguimento do curso. Dessa forma é imprescindível a atenção e o incentivo por parte do corpo discente em construir um ambiente favorável ao ensino, motivando os ingressantes em relação ao curso escolhido.
Transição; Base matemática, Aprendizagem; Desempenho satisfatório.