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Artigo


1940

Estudo do controle de tração e frenagem regenerativa de um motor BLDC aplicado à uma bicicleta elétrica;

OT?VIO RODRIGUES GOMES, BRUNA KETHELEN REIS DA SILVA, MATUSAL?M MARTINS LANES, RODOLFO LACERDA VALLE;

COBENGE19

[31] 09. Programas Especiais

[115] 09.3. Iniciação Científica. Extensão

O presente artigo apresenta um sistema de tração para bicicletas elétricas. O projeto é desenvolvido no software MATLAB®/Simulink®, sendo composto pela modelagem do sistema elétrico de tração e do modelo dinâmico de uma bicicleta. A integração de ambos os modelos permite que as estratégias de acionamento e controle possam ser ensaiadas no sistema elétrico e suas implicações no movimento dinâmico da bicicleta possam ser percebidas e compreendidas. Dessa forma, o estudo é capaz de fornecer base para o desenvolvimento de um protótipo experimental. Ademais, o projeto explora conceitos de eficiência energética ao implementar a frenagem regenerativa no sistema proposto. O artigo apresenta os principais resultados obtidos a partir de ensaios realizados, que permitem a validação da estratégia de controle adotada e das restrições de projeto prevista pela norma de trânsito brasileira para bicicletas elétricas.

Bicicleta elétrica. Eletrônica de potência. Motor BLDC. Simulação.
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