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Artigo


1935

APLICAÇÃO DO MAP NO DESENVOLVIMENTO DO PROTÓTIPO DE CALANDRA DIDÁTICA PELOS DISCENTES DO CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA;

Gabriela de Paula Alves, Paulo Carmo Paulo Carmo;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

Novas práticas pedagógicas integrativas são necessárias para propiciar um ambiente de ensino no qual o discente torna-se o agente de seu conhecimento. Tendo em vista que o processo de ensino-aprendizagem é dinâmico, o uso de metodologias que desenvolvam e instiguem os discentes por meio de desafios propostos é uma forma de aprimorar capacidades e experiências para além da sala de aula. Com este propósito, este trabalho tem como objetivo apresentar as fases do processo de fabricação de uma calandra didática manual usando o MAP e estudo do raio de curvatura obtido em uma barra de aço carbono 1020 de 2,5 mm de espessura, 420,0 mm de comprimento e 55,2 mm de largura e uma chapa de alumínio comercial de 1,5 mm de espessura, 600,0 mm de comprimento e 50,2 mm de largura. A calandra é um dispositivo mecânico capaz de realizar o curvamento de chapas e perfis, proporcionando raios de até 360 graus úteis e, neste caso, com uso de força manual para fabricação de estruturas. O Modelo de Aula Prática - MAP, é baseado em cinco etapas que permite a compreensão significativa das habilidades e competências dos discentes na construção de aparatos experimentais ou protótipos. A calandra manual didática desenvolvida foi baseada no tipo piramidal com três rolos suportada por estrutura de aço carbono 1020 de espessura de 15 mm, dois rolos ajustáveis com diâmetros de 60,5 mm e o rolo central para aplicação de força com diâmetro de 30 mm. Conforme demonstrou os resultados dos ensaios, obteve-se os raios de curvatura de acordo com o material ensaiado e a proposta do equipamento.

Calandra didática. Processo de fabricação. Conformação metálica.
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