1928
ANÁLISE DA APLICAÇÃO DE UMA METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM ATIVA PARA O ENSINO DE PRÉ CÁLCULO;
ANDRESSA WICKERT KREUTZ, VIVIANE LU?SE SILVA DE LIMA, TAIN? LERSCH, EUG?NIO PIVETA POZZOBON, CAROLINE LOPES DOS SANTOS;
COBENGE19
[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem
Observa-se, nos cursos de graduação em Engenharia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), um alto índice de reprovação e desistências nas disciplinas de Cálculo A e de Álgebra Linear, pertencentes aos primeiros semestres da grade curricular. Assim sendo, o Programa de Educação Tutorial (PET) Engenharia Elétrica em parceria com o PET Engenharia Civil propôs o Pré Cálculo, que visa auxiliar os alunos na revisão de conteúdos matemáticos fundamentais, deixando-os mais preparados para as disciplinas citadas. Constatou-se, na edição passada do Pré Cálculo, a necessidade de uma mudança de metodologia de aprendizagem, haja vista o grande desinteresse e desmotivação dos alunos, resultando em um alto índice de evasão no projeto. Portanto, decidiu-se implementar uma metodologia de aprendizagem ativa, a fim de obter um maior engajamento dos alunos e consequente melhora na aprendizagem, evitando os problemas citados.
Aprendizagem. Engenharia. Metodologia ativa.