Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1923

Aplicação de Motivação, Criatividade e Taxonomia de Bloom para Melhoria da Experiência de Aprendizagem do Estudante de Engenharia: Um Estudo de Caso;

JALBERTH FERNANDES DE ARAUJO, MIGUEL ANGEL CHINCARO BERNUY, GENILSON VALOTTO PATUZZO;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

Neste artigo é apresentada uma metodologia baseada na aplicação de motivação, criatividade e taxonomia de Bloom para melhoria da experiência de aprendizagem do estudante de engenharia. A metodologia foi aplicada na disciplina Dispositivos Eletrônicos do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande. A partir da aplicação da metodologia, foi possível constatar que motivação é fundamental para que os estudantes fiquem mais engajados em aprender os conteúdos da disciplina e em aplicá-los para resolver problemas. Duas motivações foram utilizadas: a primeira foi baseada na correlação da disciplina com as habilidades que os estudantes precisam desenvolver para se diferenciarem como profissionais do presente e do futuro; a segunda foi fundamentada em os estudantes aplicarem os conhecimentos da disciplina para desenvolver brinquedos eletrônicos para serem doados como presentes de Natal para crianças carentes. Com as duas motivações, os estudantes melhoraram sua experiência de aprendizagem no curso, além de utilizarem e desenvolverem sua criatividade para resolver problemas, que é a principal habilidade da camada superior da taxonomia de Bloom.

Motivação. Criatividade. Taxonomia de Bloom. Experiência de Aprendizagem. Estudante.
Voltar