1917
ENSINO E APRENDIZAGEM EM ENGENHARIA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR UTILIZANDO O ENSINO COM PESQUISA;
TELMA DIAS SILVA DOS ANJOS, T?NIA REGINA DIAS SILVA PEREIRA;
No cenário contemporâneo da educação, docentes e discentes devem assumir papel ativo, desconsiderando o modelo em que o professor se posiciona a frente de uma turma e o estudante se comporta como receptor dos conteúdos por ele ministrados. Seja no Ensino Médio ou no Superior, uma eficiente proposta metodológica para melhorar a aprendizagem é unir ensino e pesquisa, tendo como meio de contextualização de conteúdos a interdisciplinaridade. Utilizando essa metodologia, foi realizada uma experiência com duas disciplinas de primeiro semestre do curso de Engenharia da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, atividade na qual, os estudantes pesquisaram sobre edificações no Brasil, dando destaque à relevância dessas obras para a engenharia e para a sociedade, observando a importância do projeto e da representação gráfica para a sua construção e para o seu funcionamento. Através desta prática pedagógica foi possível perceber que os alunos demonstraram maior interesse pelas disciplinas por perceberem a importância dos conteúdos estudados para a sua formação e para a futura profissão.
Aprendizagem. Ensino com pesquisa. Práticas pedagógicas. Engenharia.