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Artigo


1902

DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS EM CURSOS DE ENGENHARIA NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES BRASILEIROS E DINAMARQUESES;

MELINA MURGEL E GUIMAR?ES, MARIA AUXILIADORA MOTTA BARRETO;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[91] 03.3. Avaliação de ensino e aprendizagem

O papel de um engenheiro vai muito além da reprodução de conhecimentos técnicos. Hoje, esperam-se dos engenheiros habilidades de comunicação, relacionamento, resolução de problemas, planejamento, e, por isso, os estudantes de engenharia precisam ser estimulados a desenvolver essas e outras competências transversais. Para tal, a Aprendizagem Baseada em Projetos, ou PBL, vêm sendo adotada como estratégia de aprendizagem ativa, em especial pela proximidade que promove entre o contexto estudantil e o cenário profissional. Este trabalho traz a percepção de alunos de engenharia acerca da aplicação do PBL e do consequente desenvolvimento de competências transversais em duas instituições de ensino: EEL-USP, no Brasil, e DTU, na Dinamarca. Por meio de um questionário online, as respostas obtidas foram relativamente próximas nas duas universidades, com diferenças significativas apenas na avaliação da infraestrutura. Quanto ao desenvolvimento de competências transversais, nas duas instituições parcelas significativas de alunos acreditam ter desenvolvido habilidades de trabalho em equipe, comunicação, gestão de tempo e planejamento e cumprimento de prazos. Em ambas também foram identificados pontos de melhoria, como o desenvolvimento das capacidades de facilidade em aprender, assertividade e persuasão.

Ensino de engenharia. Competências transversais. PBL.
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