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Artigo


1898

ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA ELETRICIDADE BÁSICA PARA OS CURSOS DE ENGENHARIAS ELÉTRICAS E MECÂNICA - ETAPAS 1 E 2;

Jurany Freitas Melro Travassos, Bruno Maia de Oliveira, Maria Katarine Santana Barbosa;

COBENGE19

[24] 02. Projeto e Gestão de Cursos

[87] 02.3. Projeto Pedagógico de curso

As etapas apresentadas (ETAPA 1 - POLI e ETAPA - IESP1), prevista no Projeto de Pesquisa inicial, expande e complementam os resultados, através de informações coletadas de alunos da UPE e de uma Instituição de Ensino Particular, doravante chamada de IESP1, que atua nas mesmas áreas de Engenharias da Poli comparando os resultados obtidos em ambas as pesquisas realizadas em 2017 e 2018, com o objetivo de atingir ao final do Projeto, uma ementa, que atenda aos alunos das Engenharias Elétricas e Mecânica, de qualquer instituição de ensino, dando-lhes a base necessária para enfrentar disciplinas futuras. Foram enviados questionários por e-mail e via Google Forms, afim de colher informações do desempenho dos discentes após cursar a disciplina pesquisada. No caso da IESP1, a disciplina adota o nome de Eletricidade e Magnetismo (EM), enquanto na POLI, Eletricidade Básica (EB). Atingiu-se um número de respostas para o universo estudado, que garante margem de erro de + ou - 4% com uma confiabilidade de 95%. A análise dos dados obtidos demonstra que 85,1% dos pesquisados teve facilidade em seu desempenho, de alguma forma, nas disciplinas, devido à "EM", porém, 94,7% informaram que o aproveitamento e resultados futuros seriam melhores caso a ementa de "EM" abordasse conteúdos similares ao de "EB", ministrada na Poli. Já no caso da POLI também se atingiu um número de respostas mínimas que garantissem tal confiabilidade afim de tornar mais fidedigna as comparações baseadas na reflexão dos próprios discentes, como já citado.

Disciplina. Circuitos. Engenharias. Educação.
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