Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1895

Formação Humanística do Engenheiro: análise do perfil profissional amparado por contribuições das disciplinas de Humanas;

Marcus Antonio Reis Melo, Renata dos Santos;

COBENGE19

[35] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia

[126] 13.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral

O engenheiro deve ser preparado a se tornar um eterno estudante, sempre buscando novas ferramentas e tecnologias que o auxiliem a construir uma carreira ética, pautada especialmente na responsabilidade com o ser humano e o meio ambiente, buscando sempre um trabalho estrutural bem feito. Sendo assim, este estudo investigou como as disciplinas da área de Humanas contribuem para a formação profissional do graduando em engenharia a partir do seguinte questionamento: qual a contribuição que as disciplinas de humanidades geram para a formação profissional do engenheiro? Pretendeu-se, dessa maneira, determinar como as disciplinas de Humanas, presentes nas estruturas curriculares de engenharia da Unifei - Campus de Itabira, contribuem de forma efetiva para a formação desses profissionais. Entre os resultados obtidos durante o estudo, destacam-se que o intuito das disciplinas de Humanas é, acima de tudo, tornar o egresso em engenharia um profissional mais crítico e criativo que saiba se comunicar de maneira eficiente nas formas oral e escrita e que tenha em mente que um saber somente tecnológico não é suficiente para exercer a profissão. Concluiu-se que existe uma imperatividade do estudo das matérias de Humanas como ferramenta de desenvolvimento de habilidades fundamentais aos engenheiros, sobretudo através da análise crítica de áreas do conhecimento que auxiliem na aplicação social das técnicas científicas.

Engenharia. Disciplinas de Humanas. Formação.
Voltar