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Artigo


1894

EXPLORAÇÃO CIENTÍFICA NO LABORATÓRIO E LEITURA CIENTÍFICA: APRENDIZAGEM COLABORATIVA NAS AULAS EXPERIMENTAIS DE ANÁLISE INSTRUMENTAL;

Valeska Soares Aguiar, Isaias Aguiar Goldschmidt, Sandra Bizarria Lopes Villanueva;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

Aulas experimentais foram e continuam sendo consideradas meios práticos ativos de aprendizagem, uma vez que são baseadas na ideia de "mão na massa" por parte dos alunos. Contudo, tem-se observado a aprendizagem mecânica associada a esse tipo de prática, já que os roteiros experimentais são, geralmente, estruturados pelo professor, anteriormente à aula, com caminhos pré-estabelecidos de forma que os resultados alcançados correspondam ao esperado, ou considerado correto. Dessa forma, estas aulas experimentais tradicionais fogem do contexto dos métodos ativos de aprendizagem, que estimulam não apenas os níveis iniciais de aprendizagem dentro da taxonomia de Bloom (Lembrar e Entender), como também, e de forma mais intensa e importante, os níveis superiores, de grande desenvolvimento cognitivo (Aplicar, Analisar, Avaliar e Criar). Diante disso, uma proposta de metodologia ativa é a exploração científica no laboratório, aplicada no presente trabalho, na disciplina de Análise Instrumental para uma turma do curso de Engenharia Química. Tal atividade prática tornou o aprendizado mais efetivo, uma vez que possibilitou que muitos alunos desenvolvessem experimentos propostos por eles próprios a partir da leitura e interpretação de um artigo científico sobre uma análise química por um método instrumental. Ademais, o contato com a linguagem científica permitiu que o conhecimento científico ali explorado fosse mais facilmente internalizado pelo aluno. Com isso, eles foram capazes de atingir níveis altos da taxonomia de Bloom, como Aplicar e Analisar, o que garantiu aos mesmos condições para a construção do conhecimento científico ali trabalhado, a partir de suas próprias concepções prévias.

Aprendizagem colaborativa. Artigos científicos. Exploração científica no laboratório. Metodologia de aprendizagem ativa. Taxonomia de Bloom.
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