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Artigo


1885

EDUCAÇÃO 4.0 NA ENGENHARIA: PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE 3 UNIVERSIDADES BRASILEIRAS;

Juliana Emiko Murofushi, Maria Auxiliadora Motta Barreto;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

Em meio à atual revolução tecnológica, surgiu a Indústria 4.0, que emergiu para criar fábricas inteligentes e modificar as relações entre homem e máquina. Para esse fim, novos conhecimentos passarão a ser necessários e um novo perfil de profissional de engenharia será requerido. Para atender a essa nova demanda, o conceito de Educação 4.0 surgiu para mostrar como o sistema de ensino deve ser mais inovador e colaborativo e como a tecnologia pode ser uma aliada da educação. Nesse contexto, no presente trabalho, foi feito um estudo sobre novas ideias de ensino e novas habilidades e competências que precisam ser trabalhadas nas universidades. Foi feita uma pesquisa de caráter quali-quantitativo, com aplicação de questionário, com docentes de cursos de engenharia de três universidades públicas de estados diferentes (EEL-USP, UNIFEI e UERJ) em relação à opinião sobre o ensino atual e quais fatores presentes na Educação 4.0 podem ajudar a melhorar o ensino no curso de engenharia. Os dados obtidos foram analisados, demonstrando que ainda há necessidade de maior estrutura tecnológica, bem como uma mudança de mindset dos professores.

Indústria 4.0, Educação 4.0, Ensino de Engenharia
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