1883
A PRÁTICA DA TRANSDISCIPLINARIDADE NO ENSINO EM ENGENHARIA: DESAFIOS E PROPOSTAS;
TELMA ELLEN DRUMOND FERREIRA, HUGO DRUMOND CHAVES, J?NIA SOARES ALEXANDRINO, EVANEIDE NASCIMENTO LIMA;
COBENGE19
[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[92] 03.4. Multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e interdisciplinaridade
O propósito deste artigo é apresentar uma breve exposição de como a mudança do mercado de trabalho está influenciando a formação de engenheiros. Assim, o ensino nas faculdades de engenharia está distante de um modelo adequado. Para que haja uma melhoria, é necessária uma mudança no modelo de ensino tradicional, embasado principalmente nas experiências de profissionais que atuam no mercado de trabalho. A incorporação das mudanças é gradual e depende de fatores que extrapolam o âmbito das universidades. Elas dependem das políticas públicas que orientam a formação dos docentes e dos recursos relacionados às instituições. Uma consideração deste artigo é o crescimento da importância do conhecimento e a necessidade de um trabalho com enfoque transdisciplinar nas universidades. Dentro deste contexto, o artigo explica o conceito de transdisciplinaridade e destaca algumas premissas para assumi-la, como haver compreendido a unidade, correspondência e complementaridade que existe entre a realidade e o conhecimento. Insiste no transdisciplinar como a criação de um novo saber que não representa negação das disciplinas, o qual implica em uma mudança de pensamento. Para sua realização, apela para o trabalho das instituições educacionais, sobretudo das universidades. Afirma a importância da conscientização por parte dos professores da necessidade de transformação do pensamento dos estudantes, de alterar seu modo de dizer e as formas de fazer. A transformação do sistema universitário constitui uma ideia chave.
Universidade. Ensino em Engenharia. Conhecimento. Transdisciplinaridade.