1873
DINÂMICA APLICADA NA DISCIPLINA DE INICIAÇÃO À ENGENHARIA ELÉTRICA PARA EVITAR EVASÃO;
CELSO APARECIDO DE FRAN?A, HELDER VINICIUS AVAN?O GALETI, ROBSON BARCELLOS, EDILSON REIS RODRIGUES KATO;
COBENGE19
[28] 06. Acolhimento de ingressantes e Acompanhamento de Egressos
[102] 06.3. Retenção e Evasão
O aumento da taxa de evasão dos cursos superiores preocupa vários educadores. Vários estudos apontam que uma das causas da evasão são os conteúdos mais teóricos no início dos cursos que desmotivam os alunos. A disciplina Iniciação (ou Introdução) à Engenharia foi criada para inserir o aluno dentro da área escolhida sendo, um dos objetivos da disciplina justamente a de motivar o aluno para evitar a evasão. A disciplina de Iniciação à Engenharia Elétrica na UFSCar foi criada em 2009 e desde então vem se alterando na forma de transmitir os conteúdos aos alunos. O resultado dessa dinâmica vem sendo acompanhada pelos professores responsáveis, que aplicam questionários no fim do semestre para analisar, avaliar e propor alterações na forma pela qual o conteúdo é exposto. Técnicas de metodologia ativa são aplicados na disciplina (TBL, PBL, aula dialogadas, entre outras). Na conclusão do artigo foi notado que as alterações na disciplina são necessárias pois os alunos atuais têm uma vontade maior de participar das aulas e não ficar somente copiando ou assistindo uma apresentação. Foi notado, também, que a motivação dos alunos aumentou com a aplicação das técnicas de metodologias ativas e como consequência, a evasão diminuiu.
Evasão - Metodologias Ativas - Ensino Aprendizagem