Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1870

EXPERIMENTO DA REAÇÃO DE LANDOLT COMO METODOLOGIA ATIVA PARA O ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA EM CURSOS DE ENGENHARIA;

João Lucas Melo de Oliveira, Alexandre Saron;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma Unidade de Ensino Direcionada e Potencialmente Significativa (UEDPS) utilizando o experimento da Reação de Landolt como metodologia ativa para o ensino de cinética química, na disciplina de Química Geral e Experimental, a ser aplicada aos alunos de cursos de engenharia. Através de experimentos laboratoriais e pesquisa bibliográfica, o foco é desenvolver uma proposta de metodologia ativa para o processo de ensino-aprendizagem para que os alunos compreendam, principalmente, como a concentração dos reagentes e a temperatura podem influenciar na velocidade de uma reação química. Este trabalho se justifica com a observação de que é necessário incluir o estudo de cinética química na disciplina, pois esse conhecimento será usado pelos estudantes em disciplinas futuras.

Metodologias ativas, cinética química, Reação de Landolt, relógio químico
Voltar