Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


997

Jun 7 2024 11:47AMJun 7 2024 11:46AMJOGOS PEDAGÓGICOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL: UM ESTUDO DE CASO NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR FEDERAL EM MOSSORÓ-RN;

MARIA ARIDENISE MACENA FONTENELLE;
Arquivo não encontrado

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem

O trabalho consiste em apresentar o relato de uma experiência com a aplicação de alguns jogos pedagógicos voltados à construção civil, para um grupo de discentes do Curso de Engenharia Civil de uma Universidade Federal em Mossoró no Rio Grande do Norte. Utilizou-se como processo metodológico uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo. O delineamento da pesquisa foi realizado por meio de um estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se do diário de bordo alinhada ao método de observação não participante. Os resultados quando comparados à metodologia de aprendizagem da disciplina de Gestão e Produção da Construção mostraram a efetividade desta tecnologia, pois o conteúdo abordado pode ser absorvido de uma forma mais descontraída e harmoniosa, sem tanta pressão. Porém, ficaram algumas sugestões para um melhor aproveitamento da pesquisa, como a utilização de jogos mais adequados ao público universitário, uma vez que, os jogos usados são mais indicados para operários de canteiro de obras.

Engenharia civil. Educação e Jogos pedagógicos.
Voltar