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A FORMAÇÃO DO DOCENTE E SUAS HABILIDADES EM PROMOVER A INCLUSÃO E A EMANCIPAÇÃO DOS ALUNOS EM CURSOS TÉCNICOS;

andre bernardi candeia;

COBENGE18

[16] 04. Formação Pedagógica dos Professores

[61] 04.4. Capacitação docente

É importante para o Brasil romper com o contexto histórico que assombra a educação, voltada tão somente para a produção e reprodução de mão de obra, e vise a construção de um projeto ético-político efetivo que supere a dualidade entre essas lógicas de ensino e a conjuntura de mercado, apostando assim numa ótica realmente emancipatória e integrada conforme o conceito marxista. Neste contexto o docente e sua formação passam a ser peça fundamental na formação dos sujeitos, uma vez que ele está na ponta do processo educativo. Este trabalho teve como objetivo analisar a formação docente dos cursos técnicos em eletrotécnica, investigando seu perfil frente às necessidades de inclusão e emancipação dos sujeitos e sua própria opinião sobre a sua formação neste contexto. Foi aplicada uma pesquisa para o público de docentes do curso de eletrotécnica de duas instituições de ensino da Grande Vitória (ES). A pesquisa foi composta por perguntas quantitativas de múltipla escolha e qualitativas, onde foi possível concluir, de forma geral, que a formação pedagógica é deixada de lado na busca da formação acadêmica deste docente, objetivando a formação técnica na área de atuação. Por fim vemos a percepção do docente sobre a importância da formação pedagógica aliada à sua formação técnica e a utilização de práticas pedagógicas em sala de aula, sendo inclusive uma unanimidade dentre os pesquisados, demonstrando, assim, a necessidade de ampliar o acesso à formação continuada destes docentes, ou até aplicar mecanismos que tragam a garantia desta formação quando da entrada destes docentes no meio acadêmico.

Educação profissional e tecnológica, Docentes de eletrotécnica, Formação pedagógica.
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