Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


99

APLICAÇÃO DO MÉTODO ESPIRAL DE ENSINO (MEE) - 3º CICLO;

Denizard B de Freitas, Flávio Kieckow, Adriani Reichel Zilli;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[2] 01.2. Estratégias Pedagógicas

A formação profissional do futuro engenheiro depende diretamente das disciplinas profissionalizantes ministradas nos últimos semestres dos cursos de engenharia. As falhas de aprendizagem neste período irão se manifestar no desempenho profissional deste engenheiro no mercado de trabalho.Essas lacunas no conhecimento nem sempre são notadas durante a formação acadêmica. Os métodos de ensino abordados nesse trabalho buscam obter como resultado a aprendizagem significativa desenvolvida por Ausubel e valorizam o processo de ensinagem nas disciplinas. O Método Espiral de Ensino (MEE), aplicado na disciplina de Concreto Protendido, contempla a distribuição do conteúdo, a avaliação, a busca das causas e o plano para melhorias em dois ou três ciclos para um semestre. O MEE contempla avaliações do conhecimento dos alunos por meio de mapas conceituais para identificar as lacunas de aprendizagem. As causas das não conformidades do aprendizado são buscadas, fazendo ações corretivas no processo de ensino com a participação dos alunos, buscando a melhoria contínua do processo. As metodologias de formação de Equipes Aleatórias e de Desafios em Sala de Aula, aplicadas na disciplina de Concreto Armado I, têm como foco trabalhos compartilhados e desafios para os estudantes na forma de aplicações práticas. Ambas metodologias tiveram aplicação em anos anteriores e estão em aplicação no primeiro semestre de 2017. O desempenho dos alunos tem se mostrado superior nos semestres de aplicação destes métodos.

Aprendizagem significativa, Método Espiral de Ensino, Avaliação do aprendizado.
Voltar