975
INFOSABERES: O CONHECIMENTO DIGITAL COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGENS;
ELEN PRISCILA DE SOUZA LOBATO, ANDR? BLANCO DA SILVA, LEANDRO FONSECA CHAVES, DENIS ROS?RIO, EDUARDO COELHO CERQUEIRA;
COBENGE17
[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia
[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem
O domínio dos instrumentos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) é capaz de promover a inclusão social através da inclusão digital e consequentemente aumenta o desenvolvimento social. Visando isso, o projeto de ensino e extensão "INFOSaberes: O conhecimento digital como instrumento de aprendizagens" tem por objetivo capacitar os alunos dos cursos de Engenharia da Computação, Ciência da Computação e Sistema de Informação graduandos da UFPA, a criarem e divulgarem os conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados à inclusão digital. Logo, os alunos participantes desse projeto desenvolvem soluções computacionais que visam melhorar a qualidade de vida da comunidade. Neste contexto, são desenvolvidos cursos de informática básica e programação, externos a universidade, voltados para toda a sociedade e em especial às pessoas carentes e idosas, que são uma parcela expressiva da população que compõem os excluídos digitalmente. Paralelo a isso, ocorre o desenvolvimento de um aplicativo voltado especialmente para o projeto, o qual disponibilizará o material didático completo utilizado no curso e beneficiará a sociedade como um todo quando estiver disponível. Até o presente momento, o projeto já possui cinco turma formadas e outras em execução. O desenvolvimento do projeto de extensão é uma forma de proporcionar o contato e a aproximação entre a universidade e a comunidade externa, levar conhecimento, ensino e produzir aprendizagem para fora dos limites da universidade, além de contribuir para a formação pessoal e profissional dos alunos da graduação que atuam como monitores e ajudam no desenvolvimento do projeto.
Inclusão Digital e Social, Inovação no Ensino, TIC, Ensino em Engenharia e Tecnologia.