Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


971

INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM SALA DE AULA: ALTERNATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA O CURSO DE ENGENHARIA CIVIL;

LUIZ FLORIVAL CIPRIANO;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem

A iniciação científica em sala de aula é uma estratégia de ensino que possibilita uma relação docente-dicente mais voltada para a busca de um conhecimento mais significativo para o futuro exercício da profissão. Esta técnica foi desenvolvida em vários semestres do curso de Engenharia Civil da FPB (Faculdade Internacional da Paraíba) e objetivou a produção de trabalhos e artigos, para serem apresentados no Fórum científico 2016 da instituição. Os trabalhos contemplaram variados temas, desde patologias no concreto, planilhas de cálculo de elementos estruturais até utilização de resíduos no concreto. A participação dos estudantes, inicou-se com a fundamentação teórica, coleta de dados, interpretação dos resultados e produto final. O empenho e interesse dos acadêmicos foi um dos pontos positivos deste tipo de atividade. A consciência de que temos que ir além da sala de aula, para ter uma formação mais completa, ficou bem esclarecida para os acadêmicos envolvidos. O resultado significativo desta estratégia de ensino, foi o interesse dos estudantes em participar em eventos fora da instituição. Portanto a perspectiva interpretativa releva aspectos comuns e padrões compartilhados de comportamento baseados na formação de categorias a partir de atributos característicos (pessoas grupos ou comportamentos). No entanto recusa que padrões e categorias constituam toda a realidade. Portanto não aceita a realidade social reduzida a uma categoria. As realidades sociais sempre apresentam matizes diferenciais. A compreensão de sua identidade exige a observação dos aspectos comuns e das singularidades. Partindo destas considerações pode-se pensar na aplicabilidade de uma pesquisa qualitativa a partir da compreensão dos significados na realidade natural de interações sociais, sem deixar de considerar a preocupação com a singularidade, com os imprevistos e com os diferenciadores buscando a produção do conhecimento a partir de uma nova realidade, baseada na riqueza da diversidade, nas diferenças individual e grupal e na compreensão da realidade estudada. E este será o nosso foco neste estudo buscar através da "iniciação científica em sala de aula" condições de se avançar na formação de um Educador/Educando mais voltada para a solução de problemas e elaboração de projetos de acordo com a cultura local de cada instituição. Palavras-chave: iniciação científica, pesquisa,educação

iniciação científica, pesquisa,educação
Voltar