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Artigo


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Ensino de Simulação - Avaliação do Impacto da Escolha das distribuições de probabilidade na ausência de dados;

LUANA MACHADO DOS SANTOS, MARIA JOS? PEREIRA DANTAS;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem

A simulação é um método numérico que pode ser aplicado para investigar praticamente qualquer tipo de sistema estocástico. A identificação incorreta das distribuições de probabilidade pode levar à obtenção de estimativas das saídas do sistema real que não correspondem à realidade. Entre as muitas aplicações da simulação estão os estudos relacionados aos sistemas de filas. Neste trabalho experimentou-se fazer alterações nas distribuições de probabilidade que descrevem o tempo de atendimento de um sistema de filas simples, com um único canal de atendimento, que atende por ordem de chegada. Supôs-se que o tempo de atendimento fosse corretamente descrito por uma distribuição log-normal, e fez-se estimativas de distribuições alternativas como a triangular e beta, considerando parâmetros correspondentes obtidos por procedimentos heurísticos. Avaliou-se, em seguida, o impacto no tempo de espera na fila. Os experimentos foram conduzidos na versão livre do Software de Simulação FLEXSIM, que pode ser facilmente obtido pelos estudantes e usado em aulas de laboratório. Observou-se nos resultados erros de até 87,25%. Uma etapa importante no ensino de simulação é mostrar ao estudante e futuro analista de modelos a importância da representação correta do comportamento das variáveis aleatórias presentes na descrição de um sistema real, na situação em que não existem dados disponíveis.

Ensino de Simulação. Teoria das Filas. Escolha de Distribuição de Probabilidade. Software Flexsim.
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