Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


967

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMREESTRUTURAÇÃO DE CURSO TÉCNICO BASEADO EM METODOLOGIA HIBRIDA DE APRENDIZAGEM;

Frederico Nogueira Leite, Eduardo Shigueo Hoji, Humberto Abdalla Junior;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem

Este artigo descreve a implementação de metodologias ativas na disciplina Comunicação em Redes de Computadores e apresenta a reestruturação do curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática, do Instituto Federal de Brasília, baseado nas metodologias ativas. A experiência é resultado de uma metodologia Hibrida que contempla o uso do Aprendizado Baseado em Problemas e a Aula Invertida em uma mesma disciplina. Um estudo comparativo mostra que a performance dos estudantes e a qualidade das atividades desenvolvidas melhoraram quando comparadas com o ensino tradicional. Habilidades transversais foram desenvolvidas, como por exemplo, trabalho em equipe, liderança, auto confiança e autonomia na tomada de decisão. Neste trabalho analisaram-se dados de 2011 até 2016 e 160 estudantes participaram da pesquisa. O método Híbrido proposto serviu de motivação para a reestruturação do currículo do curso técnico, que será 100% baseado em metodologia ativa e terá início no primeiro semestre de 2018.

Aprendizado Híbrido, Aprendizado Baseado em Problemas, Aula Invertida e Curso Técnico
Voltar