959
ANÁLISE QUALITATIVA DE AÇÕES DE MONITORIA COMO FERRAMENTAS AUXILIARES AO ENSINO DA MECÂNICA DOS SÓLIDOS;
PEDRO HENRIQUE GAMA NEIVA, ANDR? LU?S DA SILVA BATISTA, ANDREIA GON?ALVES DE ALMEIDA, SANDOVAL JOS? RODRIGUES J?NIOR;
COBENGE17
[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia
[3] 01.3. Avaliação da Qualidade de Ensino/Aprendizagem
O estudo da Mecânica dos Sólidos é fundamental para Engenheiros Civis e Mecânicos, pois é a ciência que estuda a utilização de materiais com fins estruturais, dando o embasamento necessário para o correto dimensionamento e projeto de estruturas mecânicas e civis (ARRUDA, 2001). Visando melhorar o ensino da disciplina Mecânica dos Sólidos I do curso de Engenharia Civil da UFPA, foi criado um Projeto de Monitoria para a disciplina, de modo a mapear as dificuldades encontradas pelos alunos, tirar as dúvidas existentes e projetar ações futuras mais específicas. Para concretização dos objetivos traçados, foram realizadas aulas semanais de resolução de exercícios buscando ter um acompanhamento constante das dificuldades dos alunos e conseguir uma melhor complementação da explicação teórica do professor. De modo a avaliar a qualitativamente as ações do projeto de monitoria entre os alunos, suas principais dificuldades ao cursar a disciplina e avaliar possíveis propostas a serem realizadas em projetos futuros, foram aplicados dois questionários avaliativos para duas turmas contempladas com o projeto e duas que não contaram com as ações do projeto. A análise dos resultados mostrou que a principal dificuldade encontrada pelos alunos foi a falta de um material didático mais próximo à abordagem escolhida pelo professor para tratar a disciplina; as aulas de exercício e a atuação dos monitores foram bem avaliados pelos alunos e a sugestão preferida pelos alunos para projetos futuros é a realização de aulas sobre tópicos complementares da Mecânica dos Sólidos e sobre recursos computacionais aplicados ao conteúdo da disciplina.
Mecânica dos Sólidos, Monitoria, Aulas de Exercício