Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


956

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMAPAS CONCEITUAIS EM DISCIPLINAS TEÓRICO-PRÁTICAS: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO E DE AVALIAÇÃO;

Angelo Capri Neto, Maria da Rosa Capri;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[2] 01.2. Estratégias Pedagógicas

Mapas Conceituais foram utilizados como estratégia de ensino para promover a aprendizagem significativa de conceitos de análise química por via úmida e instrumental na disciplina Técnicas de Analise Química do curso de Engenharia de Materiais da Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP). O público-alvo foi formado por 158 alunos de quatro turmas (2013, 2014, 2015 e 2016). Em cada semestre os alunos formaram grupos de seis a sete integrantes, que utilizaram o programa CmapTools para a elaboração de mapas conceituais cuja questão focal e conceitos foram determinados pelo professor. Um servidor específico (CmapServer) para acomodação e entrega dos mapas foi disponibilizados para os alunos. A avaliação dos mapas foi feita pelos grupos e pelo professor de forma independente, por meio da Tabela de Clareza Semântica e Relação Conceitual (TCSRC) proposta pelos Docentes para este fim. Os resultados mostram evolução significativa no índice de aprovação e na média das notas das turmas quando comparadas a turmas anteriores à aplicação da metodologia.

mapas conceituais, química analítica, análise instrumental
Voltar