Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


948

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPBL NO ENSINO DAS ENGENHARIAS: DETERMINANTES CRÍTICOS DE SUCESSO A FIM DE SATISFAZER OS ALUNOS;

Marcelo Alexandre Siqueira De Luca, Fabiano Barreto Romanel, Rafael Pires Machado;
Arquivo não encontrado

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem

O presente estudo é desenvolvido sob o contexto da educação, mais especificamente envolvendo a inovação e Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL). Aplica-se este enfoque ao ensino das engenharias, partindo-se da premissa que o sucesso desta aprendizagem relaciona-se a satisfação dos alunos que participam do processo. O objetivo do estudo é identificar determinantes críticos de sucesso para satisfazer alunos de Engenharia envolvidos na Aprendizagem Baseada em Problemas. Metodologicamente a pesquisa possui objetivo explicativo-analítico e caráter básico. A coleta de dados é feita em fontes secundárias, sendo o tratamento dos mesmos por agrupamentos em ideias principais. A análise dos dados é qualitativa, e a inspiração é pelo método dedutivo. Segue-se o procedimento bibliográfico de pesquisa, construindo-se resultados por observações, argumentações e discussões. Espera-se que os resultados da pesquisa possam trazer benefícios para a sociedade, ciência e estado atual do conhecimento, sendo então um incremento interessante para a relação ensino-aprendizagem no ensino superior. Como resultado principal da pesquisa, chega-se a uma lista de determinantes que, quando considerados na aprendizagem baseada em problemas nas engenharias, devem trazer satisfação aos alunos.

Aprendizagem Baseada em Problemas, PBL, Engenharias, Educação, Ensino Superior
Voltar