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Artigo


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INTEGRAÇÃO DE CONTEÚDOS: PROCESSO DE FABRICAÇÃO, PROPRIEDADES MECÂNICAS E METALÚRGICAS, TRATAMENTOS TÉRMICOS E ENSAIOS DE MATERIAIS;

Joel Lima, Gisele Mol da Silva, Dalva Antunes Morouço Coutinho, Rogério Morouço Coutinho, Joao Bosco dos Santos, Gilberto Caldeira Faria;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[2] 01.2. Estratégias Pedagógicas

O ensino de engenharia, independentemente da área em estudo, é algo complexo. Apresenta características como a multidisciplinaridade, diversos campos de atuação e especificidades, o que torna mais difícil aproximar os alunos, principalmente aqueles dos primeiros períodos, do conteúdo técnico a ser estudado. Simultaneamente, a deficiência em abordar a relação direta entre o conteúdo das diversas disciplinas de um mesmo curso e o peso da matemática sem relação direta com a aplicação, têm tornado a evasão algo comum nos cursos de engenharia. Não obstante, fatores externos aos cursos, como o cenário econômico nacional, inevitavelmente promovem a desindustrialização e consequentemente frustram as expectativas de futuro do engenheiro em formação contribuindo, ainda mais, para a descontinuidade do curso. Neste trabalho, a integração de conteúdos é explorada por meio de caso prático e utilizada como estratégia pedagógica. A fabricação de peça pelo processo de fundição, a adequação de propriedades da mesma através de tratamento térmico e a avaliação da qualidade do produto pela realização de ensaios destrutivos e ensaios não destrutivos permitem demonstrar aos alunos dos cursos de engenharia de materiais, engenharia mecânica e engenharia metalúrgica, dentre outros, a proximidade e íntima relação entre processos, propriedades, testes e aplicações, assuntos que normalmente são ensinados separadamente ao longo do curso. A ideia é que estas situações sejam apresentadas como exemplos nas disciplinas iniciais dos cursos, como é o caso da introdução a engenharia, e estimulem os alunos a identificarem situações semelhantes em todas as etapas de sua formação.

Integração de conteúdos, Estratégia pedagógica, Processos e propriedades.
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