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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO IMPACTO DE CINCO ANOS DE PESQUISA DE SATISFAÇÃO DISCENTE NA SATISFAÇÃO DOS CALOUROS DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES;

Renan Martins Nascimento, Gabriela Bevenuto Dantas, José Stênio de Negreiros Júnior, Bruno Soares Rojas Burgoa, Renata Rodrigues Barboza, Thiago Oliveira Rodrigues, Daniel do Nascimento e Sá Cavalcante;

COBENGE17

[3] 03. Retenção e Evasão nos Cursos de Engenharia e de Tecnologia

[9] 03.1. Políticas para redução da evasão e retenção

O curso de Engenharia de Telecomunicações é relativamente recente, quando comparado a outros cursos de Engenharia, de forma que não se tem uma definição precisa para o perfil do egresso. O fato de as informações gerais a respeito do curso ainda não estarem tão presentes na sociedade, faz com que os futuros graduandos, acabem tendo o curso, muitas vezes, como segunda opção, ingressando com certa instabilidade quanto ao desejo de permanecer. Além disso, o aluno se depara com dificuldades inerentes a um curso de Engenharia, principalmente nos primeiros semestres e, por isso, a forma como as disciplinas são conduzidas por parte dos professores, exerce grande influência na satisfação dos discentes, que, quando não senda positiva, pode resultar em evasão. A partir disso, torna-se imprescindível a realização de uma pesquisa a fim de mensurar tal satisfação e tomar medidas de acordo com os resultados obtidos. Embora a instituição da qual se trata este artigo realize uma pesquisa semestral com os alunos, ela não tem se mostrado efetiva neste sentido, pela forma como ela é aplicada. Dessa forma, o Centro Acadêmico do curso idealizou e implementou uma Pesquisa de Satisfação Discente e vem aplicando-a semestralmente com os calouros, durante o semestre, visando avaliar o nível de satisfação dos alunos com suas disciplinas. Os resultados da Pesquisa são apresentados à coordenação em formato de relatórios, e os feedbacks são discutidos com os professores, de modo a traçar estratégias visando a uma maior satisfação dos alunos e, com isso, uma menor evasão no curso. Nos últimos 10 anos, após 5 anos de aplicação da pesquisa, é possível verificar que a satisfação dos calouros vem crescendo semestralmente, chegando a um nível de satisfação de 100% no último semestre.

Satisfação Discente, Evasão, Calouros, Engenharia de Telecomunicações, Qualidade do Ensino.
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