Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


921

DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA BASEADA EM ROLE-PLAYING GAME (RPG) PARA ENSINO DE ANÁLISE INSTRUMENTAL;

Vânia de Oliveira Alves, Maria da Rosa Capri;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem

Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma metodologia de ensino em engenharia baseada em um Role-Playing Game (RPG), ou Jogo de Interpretação de Personagens, com objetivo de desenvolver aspectos éticos e comportamentais, além do conhecimento técnico disciplinar. O RPG é um jogo cooperativo que se mostra favorável ao desenvolvimento de tais características ao incluir aspectos históricos em seu enredo, além da diversidade de missões que podem ser atribuídas aos jogadores, liberdade de ação dentro das regras estabelecidas, caráter não competitivo e possibilidade de unir ensino e avaliação na mesma plataforma. O RPG também conta com a presença do mestre ou narrador, que conduz a interação entre os jogadores. O enredo do RPG abordou o rompimento da barragem de rejeitos de mineração, ocorrido em Mariana/MG em novembro de 2015. A metodologia foi aplicada por quatorze semanas com alunos do curso de Análise Instrumental da graduação em Engenharia Química da EEL USP no primeiro semestre de 2017. A avaliação preliminar da metodologia foi feita com base em matriz de competências, que indicou o favorecimento do pensamento crítico, da capacidade de adaptação, das habilidades de redação técnica e de comunicação oral, da capacidade de propor intervenções na realidade estudada e da adoção de linguagens diferentes na comunicação com diferentes públicos. A percepção das autoras é de que a metodologia foi importante para ampliar o contato entre alunos e docente no decorrer do semestre, a discussão e a assimilação dos conceitos teóricos, aproximando a realidade profissional e o contexto da sala de aula.

Ensino em Engenharia, Aprendizagem, RPG, Análise Instrumental, Ética
Voltar