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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMRELAÇÕES DE GÊNERO E A PARTICIPAÇÃO DAS ENGENHEIRAS NA DOCÊNCIA: UM ESTUDO DE CASO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - CAMPUS JOINVILLE;

Luisa Pereira Manske, Myrrena Inácio;

COBENGE17

[10] 10. Temas transversais na Educação em Engenharia e Tecnologia

[32] 10.1. Temas transversais na Educação em Engenharia e Tecnologia

As complexidades das relações de divisão sexual do trabalho dentro da engenharia envolvem também a docência, pois enquanto em outras áreas do magistério a presença feminina na docência é majoritária, a prática da docência em engenharia é predominantemente masculina. Apesar do aumento da participação feminina na docência das engenharias nas últimas décadas, pode-se observar diferentes distribuições de gênero nas modalidades de engenharia. Compreende-se a participação feminina na docência em engenharia como de extrema importância para uma maior equidade de gênero na área. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo investigar a distribuição de gênero nos departamentos de Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica e de Produção e Sistemas do Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade do Estado de Santa Catarina - Campus Joinville. As informações foram coletadas a partir do site dos respectivos departamentos e do currículo Lattes dos docentes e organizadas de forma gráfica por meio do software yEd Graph Editor. Como resultados, encontraram-se números semelhantes a outros estudos na área, nos quais a porcentagem de docentes engenheiros corresponde a 80% do total, sendo que as engenharias Elétrica e Mecânica apresentam a menor participação feminina. Apesar de ainda baixos, estes números apontam para um aumento gradativo do número de engenheiras docentes na universidade. Dessa forma, busca-se incentivar a investigação de forma qualitativa em termos de relações de gênero nestes departamentos, bem como a produção de iniciativas que promovam a equidade de gênero.

Relações de gênero, Docência, Engenharias, Participação feminina.
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