Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


918

DESEMPENHO ACADÊMICO DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA: BUSCA DE VARIÁVEIS SIGNIFICATIVAS NO CAMPUS CURITIBA DA UTFPR;

Carlos Alberto Dallabona, Mauro Edson Alberti;

COBENGE17

[10] 10. Temas transversais na Educação em Engenharia e Tecnologia

[32] 10.1. Temas transversais na Educação em Engenharia e Tecnologia

O desempenho acadêmico de estudantes em cursos de engenharia tem sido objeto de estudos que buscam ampliar o conhecimento da questão, incluindo a caracterização de variáveis significativas e suas correlações. O comportamento dessas variáveis continua sendo pesquisado e propostas tem sido apresentadas e implementadas com graus diversos de sucesso, sendo observadas ações adotadas como experimentos e projetos piloto, o que indica a necessidade de continuidade e aprofundamento da situação problema. Este texto busca identificar variáveis interferentes no processo que orientem a continuidade de pesquisas no sentido de subsidiar propostas de melhoria no desempenho dos estudantes e do processo educacional em engenharia. A pesquisa usa dados quantitativos obtidos do sistema acadêmico, incluindo coeficiente de rendimento, evasão, política de cotas. idade e data de ingresso, em uma das instituições que mais ofertam vagas em cursos de engenharia no Brasil, onde são verificadas possíveis relações significativas entre as variáveis definidas como elementos de base do estudo. Há indicação de diferença significativa com relação a permanência de estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas com baixa renda e no desempenho ao longo do tempo de oferta do curso, bem como com relação á idade média quando do ingresso, maior entre os evadidos.

Desempenho acadêmico, indicadores de desempenho, educação em engenharia.
Voltar