Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


913

APRENDIZAGEM INVERTIDA: ENSINO HIBRIDO EM AULAS DE FÃ?SICA GERAL DOS CURSOS DE ENGENHARIA;

Terezinha Jocelen Masson, Leila Figueiredo de Miranda, GILBERTO TEIXEIRA DA SILVA, Ubirajara Carnevale de Moraes, Antonio Hortencio Munhoz Junior;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[2] 01.2. Estratégias Pedagógicas

Resumo: No presente trabalho, são apresentadas as diretrizes fundamentais do projeto intitulado Física online, mesclando Ambientes Virtuais de Aprendizagem e o Ensino Presencial, utilizando as metodologias aplicadas nas salas de aula invertida, criando um ambiente interativo para o ensino de Física, integrando recursos da tecnologia WEB e do ensino presencial a um projeto pedagógico consistente, buscando promover a aprendizagem do discente. O projeto Física Online, com as características de um ensino híbrido â?" presencial (mesmo local físico) e a distância (alunos e professores estão separados física e/ou temporalmente), foi implantado nos cursos da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, na disciplina Física Geral I, para os discentes que já a cursaram presencialmente e foram reprovados, com o objetivo de motivá-los a continuar os seus estudos, passando de ouvintes passivos a participantes ativos, reduzindo a evasão tão característica nos primeiros semestres dos cursos de engenharia.

Aprendizagem Invertida, Sala de Aula Invertida, Ensino Híbrido, Física Online.
Voltar