913
APRENDIZAGEM INVERTIDA: ENSINO HIBRIDO EM AULAS DE FÃ?SICA GERAL DOS CURSOS DE ENGENHARIA;
TEREZINHA JOCELEN MASSON, LEILA FIGUEIREDO DE MIRANDA, GILBERTO TEIXEIRA DA SILVA, UBIRAJARA CARNEVALE DE MORAES, ANTONIO HORTENCIO MUNHOZ JUNIOR;
COBENGE17
[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia
[2] 01.2. Estratégias Pedagógicas
Resumo: No presente trabalho, são apresentadas as diretrizes fundamentais do projeto intitulado FÃsica online, mesclando Ambientes Virtuais de Aprendizagem e o Ensino Presencial, utilizando as metodologias aplicadas nas salas de aula invertida, criando um ambiente interativo para o ensino de FÃsica, integrando recursos da tecnologia WEB e do ensino presencial a um projeto pedagógico consistente, buscando promover a aprendizagem do discente. O projeto FÃsica Online, com as caracterÃsticas de um ensino hÃbrido â?" presencial (mesmo local fÃsico) e a distância (alunos e professores estão separados fÃsica e/ou temporalmente), foi implantado nos cursos da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, na disciplina FÃsica Geral I, para os discentes que já a cursaram presencialmente e foram reprovados, com o objetivo de motivá-los a continuar os seus estudos, passando de ouvintes passivos a participantes ativos, reduzindo a evasão tão caracterÃstica nos primeiros semestres dos cursos de engenharia.
Aprendizagem Invertida, Sala de Aula Invertida, Ensino HÃbrido, FÃsica Online.