909
GERAÇÃO DISTRIBUÍDA E ENERGIAS RENOVÁVEIS: ATIVIDADES EDUCACIONAIS NO AMBIENTE ESCOLAR;
GABRIEL DANILO SILVA MATOS, WELLINGTON DA SILVA FONSECA, GERALDO MENDES DA SILVA NETO, JANDESON ARMANDO SOUZA DA SILVA, GIORGIANA FREITAS PINHEIRO;
COBENGE17
[8] 08. Interação entre cursos de Engenharia e Tecnologia e o Ensino Fundamental e Médio
[27] 08.1. Relato de experiências
A temática abordada sobre geração distribuÃda (GD), energia renováveis, consumo consciente, engenharia, entre outros, associada à s questões socioambientais é fundamental para que estudantes, do ensino infantil ao ensino médio, possam ter uma proximidade acerca deste assunto e perceba o quanto a engenharia e o avanço tecnológico têm contribuÃdo para o desenvolvimento econômico da sociedade, além da preocupação com a preservação ambiental. O projeto piloto foi realizado em uma escola localizada na cidade de Salinópolis/ PA, por apresentar sistema hÃbrido de geração de energia, composto por geração solar fotovoltaica e geração eólica. A escola atende alunos de todas as séries e foi necessário adequar uma programação para que o tema proposto atingisse todos os alunos, respeitando seu nÃvel de assimilação do conteúdo à faixa etária de idade. Essa é uma forma de promover a interação entre a engenharia e a tecnologia com alunos de todas as idades a fim de debater as questões energéticas e despertar o interesse dos alunos para diferentes formas de se gerar energia elétrica e seu uso consciente.
Geração distribuÃda, Energias renováveis, Sistema hÃbrido, Consumo consciente.