907
ESTUDO DE CASO: APLICAÇÃO DE UM SISTEMA FOTOVOLTAICO UTILIZANDO MÓDULOS MÓVEIS VIA PBL EM UM CURSO DE INTRODUÇÃO À ENGENHARIA ELÉTRICA;
BRUNO DE SOUZA SILVA, PAULO F RIBEIRO, RENAN LUIS PRADO;
COBENGE17
[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia
[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem
Este artigo apresenta um projeto frente à uma metodologia de ensino aplicada no curso de Introdução à Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). O artigo mostra qual a estratégia usada para encorajar o estudante a manter o foco no curso para que foi selecionado. É utilizado, dessa forma, a disciplina de Introdução à Engenharia Elétrica, onde os alunos formam grupos a fim de trabalhar um tema relacionado à área de forma holística, envolvendo aspectos de engenharia e sociais. Os grupos são livres para conduzir as pesquisas e desenvolvimento dos projetos conforme julgarem necessário com a ajuda do instrutor e monitores. Em 2016, um dos 9 projetos da disciplina foi o PhotovolTree que analisou a implantação e viabilidade de um sistema fotovoltaico no asilo Lar da Providência na cidade de Itajubá, Minas Gerais.
Fontes de energia renováveis, Formação acadêmica, Metodologia de ensino diferenciada.