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ESTUDO DA FERRAMENTA COMPUTACIONAL CST NA ANÁLISE DE FSS COMO METODOLOGIA DE ENSINO EM ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES;

Victor Hugo Barata de Magalhães, MIERCIO CARDOSO DE ALCANTARA NETO, Jasmine Priscyla Leite de Araújo, WALTER JESUS DA COSTA MARTINS FILHO, MARIA EMILIA DE LIMA TOSTES, FABRÍCIO JOSÉ BRITO BARROS, EDEMIR MARCUS CARVALHO DE MATOS;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[2] 01.2. Estratégias Pedagógicas

O avanço de soluções computacionais tem contribuído com a engenharia, no auxílio de projetos envolvendo simulações. Na engenharia de telecomunicações, o emprego dessas ferramentas tem sido de suma importância para o projeto de antenas, filtros, FSS (Superfícies Seletivas de Frequência) e demais componentes. Através de simulações é possível encorajar o aprendizado de forma mais dinâmica e aplicada, mostrando aos discentes o comportamento de ondas eletromagnéticas, em determinados dispositivos, por exemplo. Os simuladores de campo eletromagnético de onda completa possibilitam a análise de estruturas complexas, e permitem a substituição do processo de projeto experimental iterativo. Entretanto, não é comum os discentes do curso de graduação em engenharia de telecomunicações e afins da Universidade Federal do Pará, Campus Belém, tenham contato com este tipo de software. Neste artigo é proposta a análise de uma FSS (Superfície Seletiva de Frequência) de Patch Triangular, a fim de explorar as ferramentas do software CST®, familiarizar o discente com o software e acerca do método numérico utilizado na modelagem e simulação da estrutura em forma de tutorial, utilizado como metodologia de ensino para auxilio de disciplinas que envolvam projetos com antenas, propagação, circuitos e dispositivos de RF (Radiofrequência).

FSS, Ensino em engenharia, Eletromagnetismo, Métodos numéricos, Formação profissional, CST
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