Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


90

APRENDIZAGEM ATIVA EM CURSO DA PÓS-GRADUAÇÃO DA ENGENHARIA CIVIL SEGUNDO O MODELO CÍCLICO DA APRENDIZAGEM AUTORREGULADA;

JOS? CARLOS REDAELLI, JULIO CESAR FERREIRA DOS PASSOS, JULIANA FERREIRA DE VALES, ORLANDO FONTES LIMA JR;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem

O mercado atual de engenharia civil, especificamente na área de transportes, exige novos conhecimentos, competências e métodos efetivos de aprendizagem. Este artigo avalia o uso de estratégias de aprendizagem autorregulada, por meio da Aprendizagem Ativa, através de um estudo de caso realizado na disciplina "Fundamentos de Serviços Logísticos" do programa de pós-graduação de engenharia civil, área de concentração transporte, da FEC-Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp. Os participantes foram 30 alunos com idade média 26 anos, mestrandos, doutorandos e de graduação. A maioria (60%) assistiu às aulas no modo presencial e o restante online. Cada aula durou três horas. Quatro estratégias de aprendizagem foram aplicadas nas aulas: Grupo de Observação e Grupo de Verbalização, Grupo de Oposição, Kahoot e "Design Thinking". A pesquisa seguiu o modelo cíclico de aprendizagem autorregulada. As tarefas de cada aula eram enviadas aos alunos com antecedência de quatro dias. Os alunos faziam as apresentações no início das aulas e no final, os pesquisadores implementavam uma das estratégias. Avaliações verbais eram feitas no fim das aulas, exceto para a estratégia Kahoot, que tinha sua própria avaliação. As estratégias adotadas apresentaram resultados efetivos quanto à participação e engajamento dos alunos nas tarefas. Houve críticas sobre falhas na conexão com a Internet que dificultou o desenvolvimento mais apropriado do Kahoot. Estas ações serão replicadas envolvendo outros professores, outras disciplinas em casos futuros com o objetivo de aumentar a eficácia dos professores quanto ao uso de estratégias de aprendizagem autorregulada.

Aprendizagem Ativa, Método Instrucional, Aprendizagem Autorregulada, Estratégia de Aprendizagem
Voltar