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EXPERIMENTOS VIRTUAIS COMO ESTRATÉGIA FLIPPED CLASSROM PARA DINAMIZAR A DISCIPLINA LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA;

Eduardo Takeo Ueda;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[2] 01.2. Estratégias Pedagógicas

Disciplinas de eletrônica e laboratório de eletrônica são fundamentais em cursos de engenharia elétrica, eletrônica e de computação. Além disso, fornecem a base de conhecimento necessária para o estudo de outras disciplinas posteriores mais avançadas. Dentro deste contexto, o conteúdo adquirido na disciplina de eletrônica deve ser praticado em laboratório de eletrônica. Porém, em muitas instituições de ensino, como o Centro Universitário Senac de São Paulo, o acesso ao laboratório de eletrônica é permitido apenas durante as aulas ou excepcionalmente acompanhado por um dos professores responsáveis pelo laboratório. Tal fato acaba prejudicando a assimilação dos conceitos essenciais de eletrônica. Para mostrar que é possível melhorar o processo ensino-aprendizagem da disciplina laboratório de eletrônica por meio de uma abordagem ativa, este artigo propõe a adoção de experimentos virtuais como atividades de flipped classroom (sala de aula invertida), para que os alunos possam praticar os conhecimentos da disciplina de eletrônica fora do laboratório de eletrônica. Tais experimentos foram desenvolvidos em uma ferramenta online de simulação de circuitos, disponível na web para acesso dos alunos em qualquer lugar e horário. Para facilitar o trabalho do professor da disciplina de laboratório, vídeos explicativos de cada experimento virtual também foram preparados. Além disso, explicações em vídeo da montagem física de alguns circuitos também foram produzidas, pois é muito provável que os alunos se sintam motivados a realizar o experimento físico. A abordagem proposta não substitui a necessidade de aulas presenciais em laboratório, porém, irá contribuir para que a compreensão do conteúdo das disciplinas de eletrônica e laboratório de eletrônica seja menos árdua para os alunos.

Experimentos virtuais, Simulação de Circuitos, Sala de aula invertida, Laboratório de eletrônica.
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