Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


885

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUtilização da Plataforma Arduino para a Solução de Problemas por Alunos da Disciplina de Introdução à Engenharia Elétrica e Algoritmos e Lógica de Programação do IFPB;

Sammara Raquel Vilar, Tairone Mamede da Silva Fernandes, Allan Alex de França, Claudio Pereira Mego Quinteros, Geraldo Rodrigues Xavier Junior, Lincoln Machado de Araújo, Carlos Diego Quirino Lima, Ademar Goncalves da Costa Junior;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[2] 01.2. Estratégias Pedagógicas

O presente trabalho mostra os resultados da utilização da plataforma de prototipagem eletrônica Arduino nas disciplinas de Introdução à Engenharia Elétrica e Algoritmos e Lógica de Programação, que fazem parte do primeiro semestre do curso de Engenharia Elétrica do IFPB (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba). Esses alunos, que em diversos cursos de Engenharia só teriam contato com algo prático relacionado com seus cursos em torno do quarto/quinto semestre, no curso de Engenharia Elétrica do IFPB, desde o primeiro semestre, já possuem disciplinas com conteúdo teórico/prático, o que os mantêm motivados, em uma tentativa de diminuir a evasão. No trabalho desenvolvido com as duas disciplinas, um minicurso sobre a plataforma Arduino com carga horária de 16 horas é ofertado para os alunos, que desenvolvem um trabalho em equipe com o tema livre, mas que tenham algum cunho prático para a resolução de problemas na sociedade. Os trabalhos desenvolvidos mostram que essa prática adotada oferece a oportunidade para que se tenha contato com uma ferramenta de aprendizado de baixo custo onde os alunos possam ser elementos ativos na busca de conhecimentos.

Arduino, Aprendizagem Baseada em Problemas, Introdução à Engenharia, Algoritmos, solução de problemas
Voltar