Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


880

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA IDENTIFICAÇÃO DE SISTEMAS COM SEQUÊNCIA BINÁRIA PSEUDOALEATÓRIA (PRBS);

Alan Pablo Donati Pereira, saul da silva munareto;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[2] 01.2. Estratégias Pedagógicas

A identificação de sistemas é uma etapa essencial nos estudos de controle automático, visto que o projeto de controladores em geral são projetados e sintonizados baseados no modelo do sistema. Este trabalho apresenta uma plataforma didática para a identificação de sistemas com sequência binária pseudo-aleatória (PRBS) desenvolvido para a disciplina de controle de processos utilizando uma planta de controle de nível, um dispositivo de aquisição de dados (NI USB-6009), supervisório em LabView® e estimativa do modelo pelo método dos mínimos quadrados com a função ARX do MATLAB®. O experimento abrange desde a atuação na planta didática até a obtenção e validação do modelo dela. A proposta é uma experiência que reforce o ensino da caracterização de sistemas, sendo uma alternativa mais robusta em relação ao método convencional de testes ao degrau em malha aberta.

PRBS, Identificação de sistemas, Método dos mínimos quadrados, Controle de processo
Voltar