Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


88

ANÁLISE DE DESEMPENHO E PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE ENGENHARIA CIVIL NO ENADE;

Lucas Oliveira Scarton, Jordan Henrique de Souza, Gislaine dos Santos, Adriele de Almeida Valle;

COBENGE17

[2] 02. Projeto, Gestão e Avaliação de Cursos de Engenharia e de Tecnologia

[7] 02.3. ENADE e Avaliação de Cursos

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um instrumento avaliativo utilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para mensurar o desempenho e orientar o desenvolvimento da educação superior brasileira. O presente trabalho, visa apresentar a percepção dos participantes do curso de engenharia civil sobre a prova do ENADE de 2014 no que tange aos parâmetros dificuldade, tempo e conteúdo para avaliar e comparar com os dados de uma pesquisa de percepção realizada, com o objetivo de levantar a percepção sobre a prova dos próximos candidatos a realizar o exame em 2017. Primeiramente, o artigo promove uma breve discussão sobre a necessidade e objetivos de avaliações institucionais. Por conseguinte, é apresentado algumas características do ENADE e os seus resultados oficiais no ano de 2014, e, finalmente, é apresentado os resultados obtidos por meio da realização da pesquisa de percepção e a análise realizada.

ENADE, Percepção, Avaliação, Engenharia Civil.
Voltar