Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


875

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUso de Estratégias Ativas na Educação em Engenharia no Brasil: um mapeamento sistemático de experiências a partir das publicações realizadas no COBENGE;

João Alberto Castelo Branco Oliveira, Jéssica Magally de Jesus Santos, Gabriela Ribeiro Peixoto Rezende Pinto;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[2] 01.2. Estratégias Pedagógicas

Há ainda na educação em engenharia no Brasil uma predominância da realização do processo educacional a partir do uso de estratégias de aprendizagem tradicionais, que priorizam o conhecimento aprendido pelo professor, o que compromete os requisitos de formação exigidos pela sociedade atual. As Estratégias Ativas de Aprendizagem (EAA's) focam o conhecimento no aluno e não no professor, visando um conhecimento mais integrador e interdisciplinar. Observa-se que as EAA's possibilitam o desenvolvimento de competências que a atual dinâmica social demanda dos novos engenheiros, como a pró-atividade, liderança, trabalho em equipe, além de possibilitar ao aluno aprender a aprender. Pretende-se nesse trabalho quantificar, a partir de um mapeamento sistemático, os artigos publicados no Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), principal fórum de estudos da educação em engenharia no Brasil, sobre Estratégias Ativas de Aprendizagem durante o período de 2007 a 2015.

Estratégia Ativa de Aprendizagem, mapeamento sistemático, COBENGE.
Voltar