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ASPECTOS DE DIFERENCIAÇÃO ENTRE LABORATÓRIOS REMOTOS E SIMULADORES;

Leticia Aparecida Coelho, Matheus Varela Branco, Gustavo Ribeiro da Costa Alves, Luis Carlos Martinhago Schlichting;

COBENGE17

[7] 07. Educação presencial e à distância em Engenharia e Tecnologia

[25] 07.2. Prática laboratorial presencial, remota e simulada

Os laboratórios remotos surgiram como apoio para o desenvolvimento de novos métodos de aprendizagem e ainda como suporte adicional a métodos já existentes. Ágeis e acessíveis aos estudantes demonstram ótimas soluções no cenário da educação, sendo econômicos e dinâmicos, pois possuem acesso mundial por plataformas criadas a partir da tecnologia da informação, disponibilizando a otimização do hardware com usuários remotamente distribuídos.(BOHNE A., 2002) Os laboratórios remotos dinamizam o aprendizado fazendo o mesmo mais eficiente. Facilitam e possibilitam a capacidade analítica pela percepção de diferentes resultados entre laboratórios virtuais (simuladores) e laboratórios reais por apresentarem resultados reais em circuitos com influências externas como térmica, elétrica, magnética ou eletromagnética e principalmente apresentam as não idealidades (capacitâncias, resistências e indutâncias intrínsecas) relacionadas aos aspectos construtivos de componentes eletrônicos (resistores, indutores, capacitores, trilhas e fios). Assim, este artigo propõe demonstrar por meio de experimentações práticas as diferenciações entre dados obtidos através do laboratório remoto VISIR e os simuladores PSIM© e PROTEUS© sendo possível verificar dados reais em experiências com circuitos que apresentam não idealidades.

VISIR, Laboratório remoto, Simuladores, Compatibilidade eletromagnética, Circuitos elétricos
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