866
APRENDIZAGEM MEDIADA NA ESCOLA DE ENGENHARIA: CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES NA ÁREA TECNOLÓGICA;
ALEKSANDER SADE PATERNO, SAMUEL RODRIGUES MENDES, MARCIA MARGARETE MEIER, RENAN SEBEM, LUCIANA RITA GUEDES, ADOLFO RENE SANTA CRUZ RODRIGUEZ, CLAUDIO CESAR DE S?;
COBENGE17
[4] 04. Formação Pedagógica dos Professores de Engenharia e de Tecnologia
[15] 04.3. Capacitação docente
Este trabalho relata um conjunto de propostas em andamento na gestão de ensino de um Centro de Ciências Tecnológicas, que visa a capacitação continuada de docentes em temas que lhes permitam a exploração do potencial de aprendizagem de discentes nas disciplinas ministradas. Parte-se da hipótese que o aprimoramento da interação entre professor e aluno otimizará o desempenho discente permitindo inclusive aumento da autonomia à aprendizagem direta. A metodologia proposta usa preceitos da teoria da Experiência da Aprendizagem Mediada (EAM) além de outros fundamentos embasados sobre conceitos neurocientíficos. O programa desenvolvido forma os temas que caracterizam a capacitação intensiva e continuada dos docentes aos cursos de Ciências Tecnológicas. Neste mesmo conjunto de temas, os participantes do grupo de aperfeiçoamento discutem casos de suas próprias experiências em sala de aula, sendo estes analisados sob o ponto de vista da teoria resultando em propostas alternativas. As discussões são efetuadas para se aprimorarem e gradualmente interiorizarem os princípios que levam à eficiência do processo de aprendizagem, independentemente da metodologia de ensino aplicada e do conteúdo tratado nas aulas. Sob o ponto de vista do aluno, as ações docentes que aplicam esses princípios permitem que as aulas se tornem instrumentos de intervenções cognitivas no momento do uso da EAM com conteúdos das disciplinas. Essas ações visam atuar diretamente sobre a cognição dos alunos, além de serem uma atitude por parte dos professores frontalmente oposta a abordagens voltadas à aceitação passiva de conteúdo.
Aprendizagem mediada, intervenção cognitiva, capacitação docente
Voltar