Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


856

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUMA ATUALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES INTEGRADORAS NO LABORATÓRIO DE FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA: O PROJETO DO BARCO SOLAR;

JORGE LUIZ DO NASCIMENTO, Luis Guilherme Barbosa Rolim, Sergio Sami Hazan;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem

As Atividades Integradoras no ensino da engenharia foram identificadas no LAFAE entre os anos de 2004 e 2005 e relatadas pela primeira vez em 2006, no COBENGE, sendo registradas oficialmente na UFRJ como um projeto de extensão. Inicialmente, elas davam corpo aos projetos iniciais de estruturação e organização do laboratório, apesar de não terem ainda seus aspectos pedagógicos identificados. Após 2006, com a identificação da presença de atividades com características integradoras em alguns dos projetos em desenvolvimento, como "A Base de Informações de Energia" e "Módulos Educativos de Energia", percebeu-se a importância e a necessidade de estruturar objetivamente as atividades integradoras nos projetos de natureza múltipla de ensino, pesquisa e extensão. As Atividades Integradoras vêm sendo estudadas no âmbito do LAFAE e sua evolução vem sendo apresentada seguidamente nos COBENGES e em outros eventos. O LAFAE tem sido expandido gradativamente em projetos e corpo social. A procura por alunos é muito grande e a metodologia tem sido aplicada em quase todos os projetos, introduzindo-se atualmente nos grupos de IC, nos Estágios e em Projetos de Graduação. Além das experimentações, busca-se pesquisar e desenvolver um referencial teórico para ela. Apresenta-se aqui uma atualização das Atividades Integradoras no LAFAE, destacando-se o "BARCO SOLAR" e a introdução na Iniciação Científica e nos Projetos de Graduação.

Atividades integradoras, Ensino através de projeto, Aprender fazendo.
Voltar