Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


85

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMNOVAS ABORDAGENS NO ENSINO DA ESTATÍSTICA NA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL;

Gabriella Darold Vieira, Maurício José modesto da silva, André Montenegro Duarte, Ana Rosa Carriço de Lima Montenegro Duarte, João Gabriel Carriço de Lima Montenegro Duarte;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem

A estatística é uma ciência intensamente aplicada na engenharia, mas, por ser geralmente abordada com ênfase no seu aspecto formal e matemático, não motiva os alunos. O presente trabalho apresenta uma experiência ao inserir novas abordagens de ensino desta disciplina no curso de graduação em engenharia civil, por meio da aplicação de seus conceitos em casos reais que contemplem quatro das cinco grandes áreas de atuação desta profissão, utilizando-se o programa Excel, com o intuito de despertar o interesse e melhorar o aprendizado dos alunos. Foram desenvolvidas as seguintes atividades: Caraterização de posicionamento e distâncias com receptores GPS (matéria básica de Topografia), análise de velocidade e direção dos ventos (área de estruturas), análise de dados pluviométricos (hidrotecnia - aplicada a drenagem e aproveitamento de água pluvial), modelagem de ingresso de veículos em estacionamento (área de transportes), e modelagem da verticalização de edifícios (área de Construção Civil). Além disso, aplicou-se um questionário para avaliar o aprendizado dos alunos. Conclui-se que as novas abordagens apresentaram resultados satisfatórios, ampliando o interesse e melhorando o desempenho dos alunos.

Estatística, aprendizado, Engenharia civil
Voltar