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A INDÚSTRIA AVANÇADA E A APRENDIZAGEM EM ENGENHARIA: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO 4.0 NA FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS;

Cassiano Zeferino de Carvalho Neto;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem

A Indústria Avançada, também conhecida por Indústria 4.0, impõe novos desafios à formação de recursos humanos cujas competências, habilidades e conhecimento explícito passam a demandar um novo perfil profissional que já se apresenta como imprescindível à gestão, à execução e operação dos processos da manufatura avançada. Os atuais modelos educacionais, monolíticos, lineares e fechados em si mesmos, deixam de cumprir papel fundamental na formação de uma nova sociedade onde as habilidades físicas cederão espaço às habilidades cognitivas, às habilidades sistêmicas e às habilidades sociais. Para fazer frente a estas novas demandas apresenta-se neste artigo o modelo da 'Educação 4.0', estruturado por quatro eixos teórico-tecnológicos dinamicamente interligados, com potencial de propiciar a criação de planos estratégicos e operacionais para as instituições da educação superior e básica, mais especificamente àquelas voltadas à formação de engenheiros e técnicos de alto nível, na perspectiva de atendimento dos novos perfis de recursos humanos para gestão, docência e discência.

Indústria avançada; Indústria 4.0; Manufatura avançada; Educação 4.0; Formação de recursos humanos; Educação em Engenharia.
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