846
IMPORTÂNCIA DO USO DE FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS AVANÇADAS NO ENSINO DE ENGENHARIA;
MARCOS A. ALBARRACIN MANRIQUE, JOS? MARQUES P?VOA, LUKA AGORRETA, JULIANA KEIKO YUKIMITSU AKAI, JULY NICOLI BARBOSA BITENCOURT, THIAGO AUGUSTO DUARTE, JESSICA PATR?CIA ISBERNER GARCIA, GABRIEL RODRIGUES GON?ALVES;
COBENGE17
[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia
[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem
Tradicionalmente, entre os principais assuntos abordados nos primeiros anos da
grade curricular da carreira de Engenharia, são encontradas disciplinas de Cálculo, Física
Geral e Modelagem Computacional. Sendo a Física uma matéria fundamental em
Engenharia, torna-se naturalmente apropriado introduzir o uso do Cálculo Matemático e os
Métodos Computacionais como ferramentas úteis no contexto da compressão e solução de
sistemas físicos. Porém, devido à rapidez com que avanços tecnológicos vem sendo
produzidos, sistemas físicos e modelos matemáticos, que antes eram considerados avançados,
agora têm que ser estudados em detalhe durante os primeiros anos da graduação em
Engenharia. Isso é feito através da implementação de aulas práticas de Modelagem
Computacional utilizando ferramentas computacionais avançadas, a fim de abordar os novos
modelos de uma forma mais realistas e criando independência no desenvolvimento dos
estudantes. No presente trabalho, vamos ilustrar estas ideias por meio da análise de sistemas
caóticos, os quais ocorrem amplamente em sistemas naturais e artificiais, e que vem
causando crescente interesse entre engenheiros e cientistas aplicados devido ao seu caráter
interdisciplinar. As ideias e planejamentos básicos deste trabalho foram experimentados no
curso de "Matemática Avançada para Engenharia" para estudantes do segundo ano de
graduação em Engenharia de Inovação do Instituto Superior de Inovação e Tecnologia
(ISITEC), São Paulo- Brasil, em 2017.
Ensino de física para engenheiros, Sistemas caóticos, Ensino assistido por computador.