Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


844

ASPECTOS PRÁTICOS SOBRE A MODELAGEM MATEMÁTICA DE UM SISTEMA DIDÁTICO DE CONTROLE DE NÍVEL;

Manoel Kolling Dutra, Carlos Fernando Oliveira Cabeca Neves, Rômulo Lira Milhomem;

COBENGE17

[10] 10. Temas transversais na Educação em Engenharia e Tecnologia

[32] 10.1. Temas transversais na Educação em Engenharia e Tecnologia

A modelagem matemática de sistemas dinâmicos é classicamente tratada no ensino de teoria de controle, visto que vários fenômenos físicos podem ser observados a partir desta abordagem. Por outro lado, o uso de sistemas didáticos em conjunto com esta ferramenta melhoram, significativamente, a abordagem deste tipo de conhecimento. Sob esse contexto, o presente trabalho apresenta os aspectos práticos relacionados ao desenvolvimento do modelo matemático de um processo largamente utilizado em sistemas industriais, realizado por alunos do Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial, utilizado um sistema didático instalado no Laboratório de Automação Industrial do SENAI Florianópolis.

Modelagem matemática, Modelos lineares, Sistemas de nível
Voltar