838
Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMREFLEXÕES ACERCA DA INTERFACE DE UM SITE EDUCATIVO DE APOIO AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ENGENHARIA;
Leandro Bordin, Walter Antonio Bazzo;
COBENGE17
[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia
[2] 01.2. Estratégias Pedagógicas
No contexto educacional contemporâneo, as tecnologias de informação e comunicação são apresentadas como uma possibilidade promissora no que concerne à dinamicidade e autonomia nos processos formativos. Nessa direção, o presente texto busca apresentar aspectos de avaliação de um site educativo desenvolvido para auxílio no processo de ensino-aprendizagem de reações de apoio de estruturas isostáticas na Engenharia Civil. Pensado e constituído por meio de módulos, o site originou-se das concepções pedagógicas e práticas dos autores. Ao finalizar o primeiro módulo - cálculo de reações de apoio -, percebeu-se a necessidade de (re)pensar sua estrutura e organização. Alicerçadas em indicadores de qualidade para sites educativos, as categorias de análise dizem respeito aos aspectos de interação e interatividade e aprendizagem colaborativa. Ao avaliar o primeiro módulo, foi possível traçar propostas de melhoria tanto no âmbito operacional quanto no que se refere a questões didático-pedagógicas.
Tecnologias educacionais, Indicadores de qualidade, Educação em Engenharia.