Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


836

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMTECNOLOGIAS DE INTERAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA EM CURSOS DE ENGENHARIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA;

Valdimir Alves Teixeira, Adriana Maria Tonini;
Arquivo não encontrado

COBENGE17

[7] 07. Educação presencial e à distância em Engenharia e Tecnologia

[24] 07.1. Formação mediada por tecnologia

As dificuldades relacionadas à aprendizagem da Matemática, o alto índice de reprovações dos alunos, a falta de hábitos de estudo, a qualidade das mediações nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem no sentido de proporcionar uma aprendizagem que favoreça a formação de pessoas mais críticas e criativas, são alguns dos desafios da Educação a Distância que vêm exigindo um repensar das práticas docentes. Este trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa sobre o efeito da utilização de ferramentas pedagógicas de interação e comunicação, utilizadas nas disciplinas de Matemática, nos cursos de Engenharia na modalidade a distância, como instrumentos na melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, essa pesquisa teve como objetivo conhecer as Tecnologias de Interação e Comunicação para o ensino de Matemática nos cursos de Engenharia na modalidade a distância. Pelos resultados obtidos e as análises realizadas dos relatos nas entrevistas, percebeu-se que o uso de softwares relativos ao ensino e à aprendizagem matemática são mais propícios para a construção do conhecimento e autonomia dos alunos. Isso se torna um elemento facilitador sobre a reflexão da própria prática e o desenvolvimento das atividades do curso viabilizando uma educação inovadora cada vez mais próxima e personalizada que caracteriza a modernidade.

Educação a distância, Aprendizagem matemática, Engenharia.
Voltar